As fotos do É Craque! são todas de divulgação

“Todos conhecem Túlio Maravilha, não precisou de uma Copa”

Por Bruno Félix

Túlio Humberto Pereira da Costa, para a torcida, Túlio Maravilha, retornou a Goiás em 2007, está agora no Vila Nova. Com 38 anos, ele ainda quer jogar muito futebol.

Em entrevista ao É Craque!, o jogador conta que o gol mil é uma questão de tempo. “Tenho certeza que com 41 ou 42 anos, no máximo, estarei marcando o gol mil”, promete.

Nossa entrevista mostra um Túlio confiante, orgulhoso da carreira que construiu. “Todos conhecem Túlio Maravilha, não precisou de uma Copa”, diz ao ser questionado sobre uma possível frustração por não ter disputado uma Copa do Mundo.

De repente teria tido a chance de atuar com Romário. Uma parceria que, para Túlio, não deixaria o placar em branco. Certamente os torcedores goianos teriam muito orgulho e adorariam ter visto essa dupla atuando em seus clubes do coração. O jogador está com 833 gols na carreira.

Quer saber o clube do coração de Túlio? Leia a íntegra da entrevista abaixo:

É craque!: Túlio, você ganhou o sobrenome Maravilha da torcida botafoguense. Em sua estréia no Botafogo, você marcou três gols, e ali caminhou para ser um dos principais jogadores da história do clube.

Em outras entrevistas você deixou bastante claro que gostaria de fazer o gol mil vestindo a camisa do "glorioso". Por que toda essa identificação com o Botafogo?

Túlio: Porque o auge da minha carreira foi de 1994 a 1996, vestindo a camisa do Botafogo. Consegui título brasileiro, Rio-São Paulo, torneios internacionais, três vezes artilheiro da série A e, conseqüentemente, fui convocado para a seleção brasileira, pela qual joguei 13 partidas e marquei 13 gols.

Tudo na época em que atuava com a camisa do "glorioso", foi quando tive reconhecimento nacional e internacional, por isso toda essa identificação com o clube.

É craque!: Em outras declarações, você comentou que pretende marcar o gol mil. É verdade? Você acredita que com 38 anos é possível alcançar essa marca?

Túlio: Pretendo sim marcar o gol mil. Caso seja fora de Goiânia, desejo atingir essa meta com a camisa do Botafogo no Maracanã. Não sendo possível, espero que seja no Serra Dourada, atuando com a camisa do Vila Nova, Goiás ou Atlético Goianiense, três equipes pelas quais já passei e levei muitas alegrias a torcida.

A respeito da idade, é possível sim atingir essa marca, sou um cara que me cuido. Em quatros anos, estou projetando fazer mais 200 gols, ou seja, pelo menos 50 por ano, e tenho certeza que com 41 ou 42 anos, no máximo, estarei marcando o gol mil.

É craque!: Por muitos, o Romário foi considerado o maior jogador dentro da pequena área. O que você pensa sobre isso?

Túlio: Considero o Romário um dos melhores, ou até o melhor dentro da pequena área, porque não é fácil chegar à idade dele e, ainda por cima, fazer o gol mil, algo apenas conseguido antes pelo Pelé, agora pelo baixinho, e espero que Túlio Maravilha seja o terceiro jogador a entrar nessa história, e de repente ser lembrado daqui a uns 30, 40 anos como um dos poucos jogadores que conseguiram esse feito.

É craque!: Como seria uma parceria Túlio e o baixinho nos velhos tempos?

Túlio: Olha, com certeza o placar dos jogos não ficaria em branco, com a bola chegando, tanto pelo lado direito, esquerdo ou pelo meio-campo, surgiriam muitas chances da dupla fazer gols na mesma partida.

É craque!: Túlio você jogou em diversos clubes brasileiros, e em outros clubes fora do país. Na sua carreira de jogador, destes clubes, teve algum em que você não se sentiu totalmente à vontade? Por quê?

Túlio: Apenas no Fluminense. Fiquei uns quatro meses, e acredito que por ter saído do Botafogo e indo para um clube do mesmo Estado criou-se aquela rivalidade. Então, não fui bem aceito, mesmo fazendo muitos gols, mas percebi, nessa passagem, que o Fluminense não era minha cara.

É craque!: Túlio, jogador de futebol vive de momento. Você não acha que no melhor momento da sua vida, faltou uma oportunidade maior para jogar na seleção? Não Ficou uma frustração por não ter disputado uma Copa do Mundo?

Túlio: O que atrapalhou foi que quando estava na melhor fase da minha carreira, em 1995, vieram as olimpíadas de 1996, e o técnico da época era o Zagalo, que deu preferência aos jogadores jovens, e por isso acabei perdendo o embalo. Eu estava muito bem em 1995, e no ano seguinte, já não fui convocado mais.

A respeito de disputar uma Copa do Mundo, não ficou nenhuma frustração, acredito que Deus sabe o que faz, as oportunidades foram bem aproveitadas, e hoje todos conhecem Túlio Maravilha, não precisou de uma Copa.

É craque!: Em sua opinião, qual o maior jogador da história do futebol mundial, Pelé ou Maradona?

Túlio: Sem dúvida o Pelé. O Maradona ganhou apenas uma Copa, enquanto o Pelé ganhou três mundiais, e fez mais de mil e duzentos gols. Em termos de número, incomparável. O Maradona foi gênio para os argentinos, e o Pelé para o mundo todo.

É craque!: Como é sua identificação / relação com o estado de Goiás? Como é viver aqui?

Túlio: Muito boa. Por onde passo divulgo o estado de Goiás. Já me considero embaixador do esporte e, se depender de mim, em 2014 a Copa do Mundo sendo no Brasil, Goiânia tem que ser uma sub-sede. Pretendo lutar para isso. Falou em esportes, principalmente em futebol, o estado tem que lembrar de Túlio Maravilha.

É craque!: Qual seu projeto de vida após sua carreira de jogador? Você pretende seguir uma carreira na política?

Túlio: Eu nunca vou dizer que não vou ser político, porque a gente nunca sabe o que vai acontecer na vida, mas eu quero estar envolvido com futebol, seja comentarista em rádio ou televisão, e até mesmo fazendo reportagens.

Gosto muito dessa área de atuação. Caso tenha oportunidade de ser político buscarei fazer alguma coisa em prol da minha cidade e do esporte, estou aberto para negociações.

É craque!: E para a garotada que está começando, qual o seu recado?

Túlio: Através do esporte você consegue muitas coisas, a principal delas, a não ser vitórias, fama e dinheiro, é você ser um cidadão, com responsabilidade e caráter. É saber o verdadeiro sentido da vida, respeitar o próximo, ter humildade, simplicidade e fazer do esporte o seu instrumento de trabalho, e de vida, trabalhando com amor. Esse é o meu recado para os jovens, que não podem deixar de sonhar.

Bate Bola
Futebol: É tudo na minha vida

Torcida: Fundamental para um time de futebol

Ídolo: Pelé

Túlio é sinônimo de: Gol

Um lugar: Goiânia

Passa-tempo: Cinema

Uma Conquista: Amizades

Melhor companheiro de ataque: Donizeti (Pantera negra)

Treinador: Felipão, com quem comecei minha carreira

Gol mais bonito: O que ainda vou fazer

Clube do coração: Túlio Futebol Clube

Família: Base para a felicidade

Um Defeito: Perfeccionismo

Uma Qualidade: Humildade

Medo: Avião

Paixão: Pelo Futebol

3 comentários:

Anônimo disse...

Ótima entrevista, Bruno! Passei aqui para conhecer o blog e já tratei de linká-lo lá no Paraquedismo.org. Um abraço e parabéns pelo trabalho!

Anônimo disse...

Ótima entrevista, mas faltou comentar quantos gols ele fez este ano e ou a média de gols dele e quantos gols ele tem.

Anônimo disse...

Marcos, excelente sugestão. Já foi incluído na entrevista o número atualizado de gols do Maravilha. Muito obrigado pela visita.