As fotos do É Craque! são todas de divulgação

"Acho que o Brasil tem muitos bons pilotos novos"


Há 35 anos, Emerson Fittipaldi conquistava o primeiro dos oito títulos do Brasil na Fórmula 1. Sem o seu pioneirismo, talvez fosse mais difícil para Nelson Piquet e Ayrton Senna se tornarem tricampeões nas décadas de 80 e 90. Rato, como ficou conhecido no automobilismo de São Paulo, ele abriu caminho faturando o primeiro campeonato com duas etapas de antecipação, no GP da Itália de 10 de setembro de 1972. Em entrevista ao É Craque! Fittipaldi falou sobre a formação de novos talentos, GT3 e atual momento do automobilismo brasileiro.

É Craque! - Qual a experiência da F3 para a formação de novos talentos?

Emerson – É uma categoria espetacular, reveladora de talentos para se chegar a Fórmula 1. Todos passaram pela categoria. Não tem nem o que discutir, a F3 é ótima para medir a qualidade dos pilotos, experiência e performance.

É Craque! - Sendo bicampeão de Fórmula 1, como é participar da GT3?

Emerson - Estou muito empolgado, buscando ainda uma adaptação ao meu carro, um porsche 997 GT3. É um carro difícil de pilotar, ainda não cheguei ao limite do carro, mas a cada volta estou aprendendo mais na categoria. Hoje (ontem) conseguimos uma quinta colocação e a tendência é melhorar a cada etapa.

É Craque! -Qual sua avaliação sobre o atual momento do automobilismo brasileiro?

Emerson – É um momento muito importante para o automobilismo brasileiro. Vamos dar um pulo nas melhoras. Na sexta-feira, fomos recebidos pelo presidente Lula e pelo ministro dos esportes, Orlando Silva, e percebemos que o governo tem a intenção de apoiar e incentivar o automobilismo brasileiro. É necessário apresentar um projeto, mas não é apenas o apoio que está faltando, falta muita coisa. Precisamos trabalhar muito, e não é pela falta de apoio que vamos deixar de trabalhar.

É Craque! – E as expectativas para os pilotos brasileiros do futuro?

Emerson - Acho que o Brasil tem muitos bons pilotos novos, acredito muito num piloto aqui de Brasília, o Felipe Guimarães. O trabalho precisa ser feito na base, precisamos de pilotos na Formula 3 para podemos brilhar futuramente na F1.

0 comentários: