As fotos do É Craque! são todas de divulgação

Big Phil é goiano de coração


Uma visita ilustre a Goiânia pode alavancar a candidatura da capital na briga direta para ser uma das cidades-sedes na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Na última segunda-feira, o ex-técnico do Brasil e de Portugal, agora técnico do Chelsea, Luiz Felipe Scolari, também conhecido como Felipão, ou, internacionalmente, como Big Phil, foi recebido no Palácio Pedro Ludovico Teixeira pelo governador Alcides Rodrigues e pelo secretário estadual de Fazenda Jorcelino Braga.

"Ele, sem dúvida nenhuma, é o grande trunfo na nossa luta para trazer uma das sedes para Goiás. Com a ajuda dele teremos um potencial muito maior. Declaro aqui que ele é o embaixador de Goiás nessas questões do Mundial", destacou Alcides Rodrigues. Felipão parece ter adotado Goiânia e o carinho pela cidade é o que ele divulga lá fora. Modesto, o treinador prefere não dizer se a visita colaborará com a escolha da capital. "Pode ter certeza que vou fazer e tenho feito alguns contatos no sentido de colaborar com a candidatura de Goiânia".

Muito feliz no Chelsea, Felipão só quer saber de cumprir o contrato e reviver a adrenalina de dirigir um clube, tanto que ele não pensa em voltar tão cedo a comandar a seleção brasileira. "Gosto do Chelsea e de Londres. Eu tô fora da seleção". Em entrevista ao É Craque! o treinador falou ainda sobre Dunga, Campeonato Brasileiro e Vila Nova.

É Craque!
– Felipão, você considera a candidatura de Goiânia forte?

Felipão - Na minha opinião, como técnico de futebol, por ter vivido no país por muitos anos e por conhecê-lo geograficamente, acho que Goiânia tem grandes possibilidades de ser sede. Acredito que teremos jogos aqui sim. Algumas situações que já foram passadas ao nosso governador já foram trabalhadas. Goiás tem divulgado bem as cidades históricas a nível nacional.

É Craque! - Brasília sendo uma sede não complica a candidatura de Goiânia?

Felipão - Na minha opinião, quando se tem dois locais próximos é muito mais fácil. Os técnicos gostam mais disso. E são ouvidos pela própria FIFA. Nós como técnicos não gostamos de viajar 400 ou 500 quilômetros de avião, isso atrapalha no treinamento da equipe. É bem mais cômodo ir para uma cidade a 100 quilômetros de distância para evitar maiores desgastes. Falo isso porque já trabalhei em duas Copas do Mundo e sei que a distância muitas vezes faz com que você perca muito tempo nesses translados, não treinando direito a equipe.

É Craque! - Você divulga Goiás?

Felipão - Lá na Europa tenho mostrado um pouco das características de Goiás. Do que pode ser feito aqui em termos de futebol e de que forma isso pode influir no futuro em uma escolha. É uma coisa bem simples, bem comum, apenas através da amizade mostrando a região. Isso é uma forma de muito carinho. Não é uma coisa programada e sim uma coisa simples e espontânea.

É Craque! - Goiás está preparado para ser sede de uma Copa?

Felipão - Não é uma questão de estar preparado hoje. Deve estar preparado para quando solicitado pela Fifa e CBF. O governador vai trabalhando junto com o órgão competente para dar as condições necessárias para Goiânia ser uma sede. Das 18 sedes, apenas 12 serão escolhidas, por isso é preciso apresentar as condições.

É Craque! - Sua visita colabora com a candidatura?

Felipão - Não sei se minha visita ajuda para colaborar na campanha de Goiânia. Tenho um compromisso amanhã (hoje) em Brasília e resolvi dar um pulo na capital para abraçar meu amigo Alcides por uma questão muito simples: além do aspecto da Copa do Mundo e pelo trabalho que vem desenvolvendo que é fantástico. Se vier ajudar a ser uma sede ou subsede isso não importa. Pode ter certeza que vou fazer e tenho feito alguns contatos no sentido de colaborar com a candidatura da cidade.

É Craque! - Pensa em voltar a treinar a seleção brasileira?

Felipão - Tenho contrato com o Chelsea até 30 de junho de 2010 e vou cumprir. Gosto do time e da cidade de Londres. O campeonato é maravilhoso. É muita adrenalina nos jogos de quarta e domingo. Nunca se sabe quando você vai ganhar. Joga contra o último e as partidas são disputados. Fazer um gol é muito difícil. Tenho admiração pela minha equipe. Eu tô fora da seleção.

É Craque! - Os pedidos da torcida pela saída do Dunga tem fundamento?

Felipão - Acho isso uma bobagem. O Dunga está fazendo o trabalho dele do jeito que foi planejado. As pessoas insistem num assunto que não existe. Conheço o Ricardo Teixeira, trabalhei com ele, e sei que ele tem um projeto e vai seguir até o final. O Brasil vai classificar daqui a três ou quatro rodadas. E depois começa a preparação para o Mundial. Está tudo indo bem no trabalho do Dunga.

É Craque! - Brasil ou Portugal? Quem é o favorito para o amistoso?

Felipão - Tenho carinho pelas duas seleções. Com o Brasil fui campeão Mundial em 2002 e com Portugal consegui colaborar com o futebol português. Meu coração vai ficar partido, mas aposto num bom jogo. São duas grandes seleções com muita qualidade técnica. Acho que quem vai sair lucrando é quem assistir a partida.

É Craque!- Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo?

Felipão - Cristiano Ronaldo é um dos melhores jogadores com quem já trabalhei e pelo que fez no ano passado para mim provavelmente será considerado por todos o melhor do planeta no fim do ano. Mas para o próximo ano a disputa vai ser mais intensa.

É Craque! - Grêmio consegue tirar o título do São Paulo?

Felipão - Não sei se o Grêmio tirará o titulo do São Paulo. Eles vão brigar até o fim, deixa eles brigarem que tá legal. Meu palpite é que o campeonato vai ser decidido na última rodada e tudo pode acontecer. Não tenho favoritos, a competição está bem equilibrada e isso é bom para valorizar a fórmula de pontos corridos no Brasil.

É Craque! - Você acompanhou a queda de rendimento do Vila Nova nas últimas rodadas na Série B?

Felipão - Apenas de longe. Mas quem pode falar sobre a fase ruim do Vila é o Givanildo Oliveira, não sou eu. Não tenho autoridade para falar no assunto porque não sei o que acontece no ambiente do clube. Às vezes uma equipe não consegue manter a mesma forma do início da competição. Nesse campeonato, três pontos ou dois jogos que não se faça com boa qualidade pode ser o caminho para não conseguir o êxito traçado na temporada.

0 comentários: