As fotos do É Craque! são todas de divulgação

O primeiro brasileiro tricampeão de Fórmula 1


Um dos maiores pilotos brasileiros de todos os tempos. Foi tri-campeão nos anos 1981, 1983 e 1987, competindo de forma muito intensa com seu compatriota Ayrton Senna. Também foi contemporâneo de Alain Prost e outros excelentes pilotos da Fórmula 1 de sua época: entre os anos de 1978 e 1991. Ele é Nelson Piquet,o primeiro brasileiro que se tornou um tri-campeão na Fórmula 1, feito que depois foi igualado por Senna. Em toda a sua carreira na F-1 somou 9872 voltas (liderando por 1600 delas - em 58 GP's) e percorreu 45.474 km de distância total, em corridas. Em entrevista ao É Craque!, Nelson Piquet falou sobre a relação do filho Nelsinho Piquet com o bicampeão Alonso, as condições das pistas de karts pelo Brasil e das chances de Felipe Massa entrar no seleto grupo de brasileiros campeões mundiais de Fórmula 1.

É Craque! - Uma avaliação das pistas de kart pelo Brasil?

Piquet - Olha, estamos defasados. As pistas são velhas, as instalações também deixam a desejar. Eu acho que o Brasil é um país pobre que ainda tem muita prioridade, e o kart fica para um segundo plano. É uma pena, porque o automobilismo no Brasil é o veículo de maior publicidade no mundo, ainda mais com o sucesso do Emerson, depois eu, Senna e agora o Massa isso tudo faz o Brasil ficar muito na evidência no automobilismo. Então, merecíamos um pouco mais de atenção para todos que fazem parte da velocidade, oferecendo um número maior de kartódromos e reforma nas pistas.

É Craque! - A bela corrida de Nelsinho no GP da França é uma resposta para os críticos?

Piquet - O problema é que em uma parte do jornalismo ainda existem pessoas maldosas que não entendem muito. Agora, lógico que o Nelsinho ainda está se achando na competição. É o ano de aprendizado dele, mas ele fez todo esse caminho do kart ganhou tudo e tenho muita confiança no sucesso dele. Você leva um, dois anos para se adaptar a Fórmula 1. O problema é que todo mundo compara com o Lewis Hamilton, que no primeiro ano andou muito bem. Mas o Lewis treinou em simuladores de corrida, e o Nelsinho treinou muito pouco, não teve simuladores, então isso atrasou a formação dele lá na Fórmula 1.

É Craque! - Como é a convivência do Nelsinho com o Alonso?

Piquet - O Alonso realmente é o bicampeão do mundo, teve uma experiência ruim na McLaren. Hoje, ele quer tudo para ele na Renault. Mas eu não me importo com isso, acho o time competente e todos estão vendo que o Nelsinho tem uma capacidade boa e logo vai mostrar o que ele pode fazer.

É Craque! - Quais as chances do Massa se tornar campeão?

Piquet - Acho que ele tem grande chance, porque na maioria das provas ele vem sendo mais rápido que o companheiro de Ferrari, o Kimi [Haikkonem]. E você também depende de sorte para ser um campeão do mundo. Na França, por exemplo, o Kimi era o mais rápido e com certeza venceria a prova, e um problema mecânico deu ao Massa a primeira posição na corrida e no campeonato.

0 comentários: