As fotos do É Craque! são todas de divulgação

"A prata poderia pesar um pouco mais na consciência"



A atacante Cristiane, do Corinthians, esteve em Goiânia para fortalecer ainda mais o futebol feminino no Brasil. A equipe do É Craque! aproveitou a oportunidade para um bate-bola com a medalhista de prata nos jogos de Pequim. Ela falou sobre a renovação na seleção brasileira; a falta de apoio; a diferença entre o tratamento Brasil e Europa e sobre o Corinthians. 

A seguir, leia a íntegra da entrevista:

É Craque! - A conquista da prata em Pequim mudou alguma coisa no que diz respeito ao incentivo ao futebol feminino brasileiro?

Cristiane - Pouca coisa. Temos o campeonato paulista que acontece todo o ano. Nos outros estados não sei como funciona a organização. Agora, o paulista é uma competição forte, mas não mudou muito em termos de mais campeonatos e não foi anunciada nenhuma mudança ou novidade. Talvez em 2009 seja anunciado um campeonato grande. No momento, jogamos apenas o paulista que vai de abril até novembro, depois não sei o que acontece.

É Craque! - Como mudar esta situação?

Cristiane - Faltam os incentivos e apoio. Nós da seleção feminina já provamos nosso valor para todo mundo e não precisamos mais provar nada para ninguém. Acredito que os clubes grandes deveriam abraçar essa causa e ajudar o futebol feminino, como faz o Corinthians e o Santos. A medalha de prata poderia pesar um pouco mais na consciência pelo nosso desempenho nos últimos dois anos, mas os passos são bem curtos e agora a única alternativa é esperar.
 
É Craque! - Você acredita na popularização?

Cristiane - Para popularizar é preciso de campeonatos e de políticas que favoreçam a modalidade. Para ser sincera, perdi um pouco a esperança. Em 2004, após a conquista da medalha de prata em Atenas vieram promessas, mas ficaram apenas nas gavetas. Para mim, por exemplo, não mudou muita coisa. Espero que no ano que vem possa render algo para as meninas que estão começando.

É Craque! - Renovação na seleção?

Cristiane - Natural. Agora vai ter o Mundial Sub-20 e algumas meninas falaram que vão parar. É o caso da Maranhão, Formiga, Maycon e Andréia. Acho que deve ter renovação sempre. Comecei da base e todas que estão aparecendo precisam dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito.

É Craque!- E o Corinthians?

Cristiane - Estou feliz. Fico lá até o fim do ano e para 2009 tenho algumas propostas, mas ainda não tenho idéia de onde posso jogar futuramente.

É Craque! – Qual a diferença do tratamento no futebol europeu e o brasileiro?

Cristiane - Lá tem um calendário organizado para o ano todo, o pessoal valoriza e gosta do futebol feminino. Aqui também já mudou muito em relação ao público que vem comparecendo em bom número aos estádios. Acho que conseguimos mudar a cabeça de algumas pessoas, que hoje admiram o nosso futebol. Em questão de estrutura dos clubes, eles tentam ajudar de alguma maneira a atleta, mas não tem comparação com o futebol europeu. Coisa de outro mundo.

1 comentários:

Anynha disse...

voce é mesmo uma estrela todas nós aqui de araxá que jogamos o Futsal sonhamos em sermos com vccccccccccccc!!!linda e guerreira...