As fotos do É Craque! são todas de divulgação

“Será uma tragédia se Goiânia não for uma cidade-sede”

Entrevista


Por Bruno Félix

Governador de Goiás por oito anos e agora senador da República, Marconi Perillo, (PSDB – GO), estava presente em Zurique, na Suíça, no anúncio do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014.

Em entrevista ao jornal É Craque!, o senador disse acreditar nas chances de Goiânia ser uma subsede do Mundial. “Temos força política, um segmento empresarial e um setor produtivo muito atuantes, dinâmicos e modernos”, afirmou.

Marconi comentou a declaração da senadora de Santa Catarina Ideli Salvatti (PT) sobre Goiânia não ter condições de sediar jogos. “Não creio nessas declarações, caso seja verdade, acho que é desconhecimento da qualidade de vida que Goiânia oferece”, disse.

O senador declarou que se empenhará para a capital ser escolhida entre as 18 cidades que concorrem às vagas. “Tudo que depender de mim como senador da República para Goiânia ser uma das cidades escolhidas estarei à disposição para colaborar”.

A seguir, a íntegra da entrevista:

É Craque!: Quais as chances de Goiânia ser uma cidade-sede?

Marconi Perillo: Tive a oportunidade de estar em Zurique, na Suíça, acompanhando o anúncio do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, e em algumas conversas com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, CBF, Ricardo Teixeira, perguntei a ele a chance do estado de Goiás ser uma subsede da Copa.

Ele me disse que havia chances muito grandes, primeiro pela importância do estado, segundo porque quando fomos chamados para colaborar com a melhoria do estádio Serra Dourada nas eliminatórias para a Copa de 2002, cumprimos nosso papel.

Claro que serão necessárias algumas iniciativas do poder público no sentido de melhorias do próprio estádio, novas reformas, adaptações às regras da FIFA e, principalmente, estímulo ao setor de hotelaria.

Assim, atendendo às necessidades da FIFA. Tudo que depender de mim como senador da República para Goiânia ser uma das cidades escolhidas estarei a disposição para colaborar.

É Craque!: E o transporte? Será necessário um metrô na capital?

Marconi Perillo: Caberá ao poder público e a própria iniciativa privada adotar todas as providências no sentido de que o transporte possa estar à altura de uma competição como essa. Não apenas para o Mundial, e sim para a sociedade goianiense.

Não sei se haverá necessidade de um metrô, para isso é preciso dinheiro do governo federal, empréstimo internacional.

É Craque!: A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) afirmou que Goiânia não tem condição de ser uma cidade-sede ao Mundial. A disputa por ser uma subsede pode acabar tornando uma “guerra” política entre os governos?

Marconi Perillo: Não acredito que a senadora tenha dito isso. Caso tenha dito essa afirmação, o que falta na verdade é conhecimento. Acho que a senadora precisava conhecer melhor Goiânia, para assim poder dar uma opinião mais apurada. Não creio nessas declarações, caso seja verdade, acho que é desconhecimento da qualidade de vida que Goiânia oferece.

Hoje há uma verdadeira guerra entre os estados disputando a possibilidade de ser uma subsede, talvez isso possa estar acirrando um pouco os ânimos, mas não creio que a questão política possa prevalecer em relação a outros aspectos, como o fato de Goiânia ser a capital mais central do Brasil ao lado de Brasília, isso por si só já é um atrativo muito forte.

É Craque!: Brasília sendo uma cidade-sede garantida pode atrapalhar a escolha de Goiânia?

Marconi Perillo: Isso não significa que Goiás esteja fora, pelo contrário, acho que isso reforça a idéia que Goiânia deve participar. Goiânia e Brasília vão se complementar durante a realização da competição.

Segundo Ricardo Teixeira, os estados garantidos como subsedes são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasilia. Faltam cinco vagas para o restante do país, e algumas estão desqualificadas tecnicamente, e não é Goiânia. Há muito crédito de Goiás na CBF.

É Craque!: Mensagem otimista aos Goianos?

Marconi Perillo: Creio muito no potencial do estado no nível de relacionamento que temos. Goiás não é mais um estado qualquer, muito menos Goiânia, até lá haverá muita briga, mas eu tenho muita confiança no nosso potencial para ser uma subsede.

Temos força política, um segmento empresarial e um setor produtivo muito atuantes, dinâmicos e modernos. Será uma tragédia se Goiânia não for apontada como uma das cidades escolhidas a sediar o Mundial no Brasil.

4 comentários:

ANTONIO S. SILVA disse...

Boa matéria, na verdade os políticos goianos precisam movimentar no sentido de realizar jogos da copa na capital do estado. indubitavelmente, o futebol e política se imbricam, daí a necessidade deste movimento das nossas autoridades. Parabéns pela matéria.

Antonio.

Anônimo disse...

Bruno, esta matéria é show, é prova de que vc vai conseguir realizar seus objetivos, ser um repórter de primeira linha, aldaz e objetivo nas respostas. Pois esses nossos politicos e cartolas do esporte, também tem que ser mais explicitos nas suas decisões.
E não só ficarem em cima do muro prá ver que lado que a banda toca mais forte.
Abs,

Waltão

Anônimo disse...

Bruno,
Vc sabe meu coração bate forte por um certo time chamado TIMÃO - CORINTHIANS.
Não é todo dia que algum time do mundo chega a 5000 jogos na sua história, de glórias, angustias, desalinhos e volta por cima (levanta sacode a poeira e da volta por cima).
O fato do CORINTHIANS ter sido rebaixado não será o fim dele, muito pelo contrário o que esta se mostrando no campeonato paulista 2008 é um time ou diria clube totalmente reestruturado com nova visão de administração, com um técnico que sabe o que quer (tirando quando ele coloca um tal de ACOSTA no time)e com um elenco que realmente promete um bom futebol para 2008 (só não enxerga isso quem não gosta de futebol). Rebaixados no brasileirão 2008 teremos varias surpresas, algumas já até previsiveis, Santos e Ipatinga são candidados sérios, pois demonstram tudo aquilo que outros times fizerem em campeonatos pasados (Corinthians, Palmeiras, Gremio, Fluminense, Botafogo, Bahia, Vitoria, Portuguesa...) isso é só prá ver que o celeito de times rebaixados está crescendo e tudos um dia passaram por lá.
Mas tudo isso não tira a glória de um time que nasceu de operários, um time formado na barbearia do TREVIZAN (quem passar em Sampa um dia confira).
Pense no assunto, afinal TIMÃO na segunda ou na primeira é sempre TIMÃO, fazendo pulsar o CORAÇÃO.
Abs,
Waltão

Anônimo disse...

Sou de Goiania e torço pela escolha de Florianopolis como sede. A cidade possui estrutura ja consolidada para receber os estrangeiros e brasileiros. Digo isso porque a anos venho dizendo que goiania precisa investir em infraestrutura de serviços adequados a receber seus nacionais, imagine estragengeiros. Goiania ainda e provincia dos tepos imperiais, nao pensa a longo prazo e vive declaradamente das decisoes do setor primario. Enquanto o goiano nao deixar de ser patrimonialista e abri os olhos para o desenvolvimento, estará posicionada eternamente atrazada 5 anos em relaçao ao Brasil. Acorda povo Goiano. Chega de perder oportunidade.