As fotos do É Craque! são todas de divulgação

Pela transparência no futebol

Por Lorena Rodrigues

O Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo (Deic) concluiu que nos 14 anos de administração de Alberto Dualib foram desviados do Corinthians aproximadamente R$ 2 milhões (será que é só isso?).

O inquérito, acompanhado pelo Ministério Público, será reenviado à Justiça para que seja feita a denúncia contra o ex-presidente corintiano e seu vice na época, Nesi Curi, que aliás estão afastados do clube desde agosto de 2007.

As investigações se arrastam desde junho do ano passado quando o Conselho Deliberativo reprovou as contas do Corinthians, dando início às denúncias de desvio e lavagem de dinheiro, que envolviam Alberto Dualib, Nesi Curi, Kia Joorabchian, Renato Duprat, na obscura parceria com a MSI, que quase fez o Corinthians perder o título de campeão brasileiro de 2005, sob a suspeita de que o time não ganhou os jogos de maneira legal (era o auge da interferência do MSI no clube paulista).

E, sem dúvida, foi todo este escândalo que desestruturou o Corinthians, levando-o para a série B.

Episódios de corrupção como esse, quando vem à tona, apenas envergonham o futebol do Brasil, um país com tanta tradição nesse esporte e mundialmente respeitado por conta disso. Envergonham também a fiel torcida corinthiana, para a qual este blog já tirou o chapéu em um de nossos artigos.

Mas as coisas começam a dar sinais de que vão mudar. A própria denúncia contra o Dualib é uma esperança de que, como na política, a corrupção não será esquecida. Além disso, a reestruturação do Corinthians vem dando resultados. Hoje, é o único dos grandes times de São Paulo que está no grupo dos quatro que se classificam para a próxima fase do Campeonato Paulista. A torcida tem aprovado a administração de Andrés Sanches.

Se tudo caminha rumo à honestidade? Difícil explicar, pois os cartolas do futebol parecem ter tido aulas de politicagem brasileira.

No meio futebolístico, mal ou bem, o que é visível mesmo é o espetáculo que encanta e apaixona praticamente 10 em cada 10 brasileiros.

Mas, torcedores, cobrem transparência do seu clube do coração!!!





1 comentários:

Bruno Félix disse...

14 anos no comando do Corinthians. As principais glórias vieram nesse reinado, mas também, as denúncias e um duro golpe: a queda para a série B. Com certeza, um trauma e um abalo para seus fiéis torcedores. A parceria do Corinthians com a MSI a principio parecia a solução para se formar um time campeão. O time foi campeão, mas o barco no ano seguinte afundou. Sobraram muitos cacos! Como a Lorena comentou todo este desdobramento foi o fator que levou o timão para a Segundona. O presidente Andrés Sanches parece ter colocado ordem na casa, e sua torcida aprova a nova administração. Os frutos: o Corinthians no momento é o único grande entre os quatro primeiros da tabela do paulistão. Parabéns pela matéria, muito bem fundamentada.