As fotos do É Craque! são todas de divulgação

Timemania. Será que a moda pega?

Por Lorena Rodrigues

Desde segunda-feira já estão nas casas lotéricas de todo o Brasil as cartelas de uma nova loteria: a Timemania.

Criada com o objetivo de ser a salvação de clubes de futebol endividados, a Timemania tem um desafio pela frente: se tornar um jogo popular, conquistando o torcedor brasileiro.

Será que apenas a paixão pelo time do coração vai motivar as pessoas a jogarem? E fora do futebol, há quem se interesse pela loteria?

Na verdade, essas perguntas só podem ser respondidas após uma campanha de divulgação mais forte. Agora, pouco se fala na Timemania.

Ninguém sabe como funciona direito - detalhe: no final do mês já começam as apostas! Isso é no mínimo estranho, só porque é um jogo lotérico não significa que ele nasça com o status da Mega Sena.

De qualquer forma, a proposta é boa. Mais dinheiro significa mais chances de manter jogadores talentosos no país, isso se os recursos forem usados com honestidade.

Mesmo que o torcedor não tenha a obrigação de financiar o time para o qual torce, uma coisa é certa: aquele torcedor apaixonado acaba tendo o prazer de fazer isso. O mesmo prazer que tem quando compra uma camisa oficial ou paga para assistir àquele clássico.

Ele só quer ver seu time vencendo, praticando um futebol bonito, gostoso de se ver.

Se a Timemania vai ajudar nisso são outros quinhentos, como se diz.

Entenda como funciona a nova loteria:

Na Timemania, por R$ 2,00 o apostador poderá marcar 10 números entre os 80 do volante de aposta e, ainda, escolher o Time do Coração entre 80 clubes para concorrer aos prêmios. Quanto mais "votos", maior será o valor que o clube vai receber.

Sete números serão sorteados. Ganha quem acertar 7, 6, 5, 4 ou 3 números.

A nova loteria terá um sorteio por semana e o prêmio bruto corresponde a 46% da arrecadação.

22% do que será arrecadado vão para os 80 times inscritos na nova loteria pagarem suas dívidas com o governo. Um montante que gira em torno de R$ 2 bilhões. Os clubes só passarão a receber o dinheiro da nova loteria após quitarem as dívidas.

A Timemania também destinará parte da arrecadação para áreas prioritárias no desenvolvimento do país, na seguinte proporção:

3% para o Ministério do Esporte;
3% para o Fundo Nacional de Saúde;
3% para o Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN);
2% para o Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paraolímpico Brasileiro;
e 1% para a Seguridade Social;
além de 13,8% a título de Imposto de Renda;
Os 6,2% restantes são para gastos com a loteria.

Agora, se mais do que amor pelo seu time, você tem sorte: faça sua aposta!

0 comentários: