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A mídia e seus times do coração







Por Omilton Junior


Uma breve análise:

Em São Paulo o clube que tem mais títulos importantes (Libertadores, Mundiais de Clubes da Fifa, Conmenbol, etc.) é o São Paulo, mas a mídia é corinthiana.


Em Minas Gerais, os títulos mais tradicionais estão com o Cruzeiro, contudo, a mídia é atleticana.


No Paraná, os canecos importantes se equivalem, mas o clube que possui mais estaduais e que primeiro conquistou o Brasileirão é o Coritiba. Nesse Estado a mídia é atleticana.


Em Goiás, o clube com títulos mais representativos é o que leva o nome do Estado, mas a mídia se divide entre Vila Nova e Atlético.


Em Santa Catarina, o time de maiores conquistas é o Figueirense. Mas a mídia simpatiza com o Avaí (que tem Gustavo Kuerten como torcedor).


Na Paraíba, o papão dos títulos é o Botafogo (27 estaduais), mas a imprensa se divide entre os times de Campina Grande, Treze e Campinense.


No Pará a mídia tem simpatia com o Remo, mas o maior clube é o Paysandú.


O lance interessante disso tudo reside no fato de Estados com futebol forte, terem uma mídia mais “próxima” de clubes que não são os maiores representantes dessas regiões no quesito conquistas. A grande exceção vem do Rio de Janeiro, em que a mídia tem dois clubes preferidos e não faz questão de esconder, sendo eles Flamengo (com as conquistas mais importantes) e Fluminense (maior campeão estadual).


Enfim, não chega a ser um “big” problema o fato da grande imprensa de forma sucinta ter suas preferências, até porque jornalistas e demais profissionais da comunicação são torcedores como qualquer um. Em alguns casos, editores e jornalistas chegam a ser conselheiros em seus clubes do coração e é inevitável que algumas vezes no trabalho a paixão fale maior.


Por outro lado, tem quem não acha isso. Em função dessas “escolhas” da imprensa algumas torcidas se sentem, digamos, rejeitadas, quando seus clubes sofrem com coberturas tendenciosas ao rival. Como resposta e até resistência ao fato, essas torcidas vem criando seus próprios canais, desenvolvendo sites*, programas independentes em rádios e até na televisão em emissoras menos estruturadas para cobrir o clube do coração.


Agora as questões que ficam. A mídia assume assim um papel de “equilibrar” mais o panorama entre os clubes em cada Estado? Até que ponto uma imprensa tendenciosa prejudica às equipes de futebol? Os jornalistas e comentaristas devem escancarar seu time do coração ou manter discrição quanto a isso? O que fazer para buscar maior equilíbrio nas grandes mídias? E você torcedor, o que pensa desse assunto independente do seu time do coração?

*Alguns sites independentes de times feitos por torcedores:

www.coxanautas.com.br

www.esmeraldino.com

www.estacaotricolor.com.br

www.ecbahia.com.br/

www.centraltricolor.com.br

www.cruzeiro.org

www.santistaroxo.com.br

www.papaonet.com.br

www.supervasco.com

6 comentários:

Anônimo disse...

Ótima discussão!!! O que está faltando é um mídia mais "limpa", que em vez de desvalorizar, possam prestigiar os clubes regionais. Por exemplo, em Goiás a imprensa é vermelha. O que prova isto é a sempre pergunta. Quem tem a maior torcida do estado de Goiás, Vila Nova ou Goiás? Em várias pesquisas no estado foi apontado o Goiás Esporte Clube como a maior torcida, mas mesmo assim são feitas novas discussão fora de contexto. Como: O Goiás tem a maior torcida no estado, mas na Capital o Vila manda. São tantos levantamentos em vão. O que realmente importa é o sucesso do time do estado nos campeonatos nacionais, fortalecendo assim,o campeonato regional.
O massacre da imprensa só causa enfraquecimento do futebol no estado. Goiás é apenas um de vários estados que também sofrem com suas imprensas veladas.

Anônimo disse...

Tudo bem Jr., mas onde conseguiu essas informações? Concordo com muita coisa aí, outra não tenho como argumentar. Mas dizer que a mídia mineira é atleticana falta um acompanhamento maior e parece um tanto quanto amador vindo de um jornalista tão bem instruído como você.
O maior jornal impresso de Minas Gerais, "O Estado de Minas" tem como colunistas um flamenguista, Jaeci, e um cruzeirense que nem se dá ao trabalho de disfarçar, Tostão, que na maioria de seus textos só fala de seleção brasileira e Cruzeiro. Para a mídia mineira a maior divulgação é um time amador do Atlético e uma "seleção" celeste. E não é de hoje.
Mas a análise é válida em muitos pontos.

Anônimo disse...

Por falar nisso, sei que o Campeonato Mineiro é desvalorizado no restante do país, mas bem a equipe do É Craque! poderia fazer um comentário sobre as rodadas, como o Bruno costuma fazer em seus palpites. Você ainda estão muito fechados apenas nos estaduais mais visados do Sudeste tirando casos raros de outras competições e a facilidade para vocês de comentar a disputa local.
Saudações.

. disse...

Augusto, obrigado pelo comentário e seja sempre bem vindo!

Sobre os critérios de pesquisa no caso de Minas Gerais tive um privilégio a mais em relação aos outros Estados (além de Goiás) de ter falado pessoalmente com alguns torcedores Cruzeirenses e Atleticanos de Minas Gerais, por ter família lá. E somei a isso entrevistas realizadas via internet com membros das duas torcidas de BH. Claro que não devemos tomar como base essas poucas entrevistas (cerca de 20 para ser mais preciso) com o intuito de determinar o “posicionamento” da mídia em Minas. Contudo, somo a isso uma análise já constante que faço quando em Minas Gerais assisto emissoras locais como a TV Horizonte, a Alterosa, além da audição de uma das maiores rádios no território mineiro, que tenho simpatia, a rádio Itatiaia. Enfim, com todos esses dados, formei a opinião de que a mídia tem preferência atleticana.

O meu posicionamento em relação à mídia nesse Estado se deve pela quantidade de jornalistas e cronistas que compõem a bancada esportiva e tem como clube do coração o Atlético e que demonstram, assim como o Tostão no jornal citado em sua observação a paixão favorável ao Cruzeiro, uma postura pró-galo em seus comentários. Alguns exemplos: Flávio Carvalho, Neuber Soares, o apresentador da TV Horizonte que agora não me lembro o nome, João Vítor Xavier um dos maiores nomes da Rádio Itatiaia e (que até atleticano sabe sua paixão pelo alvinegro), Jairo Lima, coordenador de rádio em BH e conselheiro do Atlético Mineiro, Emanuel Carneiro, dono da rádio Itatiaia e também conselheiro no Atlético, Lélio Gustavo da mesma rádio que assumiu num programa vespertino de BH ser atleticano, Son Salvador que faz charges no Estado de Minas e também é atleticano assumido, Chico Maia, que muitos mineiros dizem ser atleticano entre outros nomes que agora me fogem.

. disse...

Isso acontece do outro lado? Sim, por exemplo, com Valdir Barbosa, que embora algumas línguas dizem ser atleticano, na verdade é diretor de Comunicação do Cruzeiro. Outro exemplo, Leopoldo Siqueira, jornalista esportivo da Alterosa que a torcida atleticana me parece não gostar muito. Em Minas há comentaristas azuis mas em menor escala, fato normal até porque o crescimento do Cruzeiro veio após o atleticano. No mais, quem é do ramo futebolístico conhece de longa data o protesto do torcedor do Cruzeiro contra a mídia mineira, pelo primeiro motivo já citado, a “tendenciosidade” e pela abertura dada aos clubes do eixo Rio – São Paulo, motivo este que os atleticanos também protestam e muito. Não é necessário citar a promoção de DVD e publicações atleticanas custeada pela imprensa local. No mais, levando para o lado extrovertido até Milton Neves lá em São Paulo se diz atleticano.

Enfim, não estou garantido nada e nem concluindo o status da mídia regional em Minas, porém é a opinião que tenho pelo que acompanho e já acompanhei vendo a mídia mineira, e através dos dados que possuo. Me parece sim tendenciosa a mídia em Minas Gerais, principalmente por parte dos comentaristas mais antigos. Posso estar enganado em relação aos nomes que não garanti como “torcedores assumidos”, contudo, muitos desses dados são baseados em informações dos próprios torcedores mineiros de ambos os clubes, em fóruns da internet, analisando blogs desses jornalistas e nas conversas com as pessoas que tenho acesso lá. Enfim, isso não é um decreto.

Anônimo disse...

Pode ser que eu não tenha tanta base para avaliar o caso e ainda seja influenciado por uma certa paixão. Mas gostei da análise.
Agora falta a cobertura do Mineiro. Ao menos comentários sobre os possíveis classificados e o que serão das finais.