As fotos do É Craque! são todas de divulgação

Os oito passos de Michael Phelps


Fotos: Agência Reuters

De braçada em braçada o nadador Michael Phelps chegou lá. Com força, técnica e muita habilidade ele se tornou o maior atleta olímpico de todos os tempos. Só em Pequim foram oito medalhas de ouro, quase o triplo do que o Brasil conseguiu na sua melhor atuação da história - quatro ouros, em Atenas, Grécia, em 2004. Por sinal foi na Grécia que com apenas 19 anos, o nadador já havia conquistado seis ouros e se tornava uma promessa.

1º passo

Na conquista da primeira medalha ele já mostrou porque é mesmo o mito das piscinas. Nos 400m medley, Phelps conseguiu baixar quase dois segundos do seu próprio recorde mundial, terminando a prova com a marca de 4m03s84 e com a primeira medalha no peito.

2º passo

Nada de brincar com ele. Para o segundo passo ele contou com a ajuda dos companheiros americanos. Era a vez do revezamento 4x100m livre. Foi uma das provas mais espetaculares e emocionantes, que ficou marcada pela vibração de Phelps. O que é perfeitamente explicável: com incrível ultrapassagem nas últimas braçadas, a equipe dos Estados Unidos garantiu a vitória e bateu o recorde mundial com o tempo de 3m08s24, incríveis 3s99 abaixo da antiga marca e oito centésimos de segundo a frente dos franceses.

3º passo e 4º passo

O terceiro e o quarto passo foram quase uma corrida. Primeiro, com tranqüilidade, ele nadou os 200m borboleta, quando garantiu a vitória e o recorde com quase um corpo de diferença para o segundo colocado, o húngaro Laszio Cseh (1m52s70). Depois, ele foi para o revezamento 4x200m livre, quando deixou a equipe com quase dois corpos de vantagem para a Rússia, segunda colocada.

Até aqui já estaria bom, afinal ele já tinha conseguido onze medalhas douradas em olimpíadas, um novo recorde. Bom para nós que estávamos assistindo. Ele queria era mais cumprir seu objetivo com todas as glórias possíveis.

5º passo

Nos 200m livre não tinha pra ninguém. Para os adversários, o pódio só tinha dois lugares. O mais alto já tinha dono: Michael Phelps chega em primeiro, batendo seu próprio recorde.

6º passo

Também com tranqüilidade, o sexto ouro veio nos 200m medley. Phelps dominou a prova do início ao fim e ainda bateu pela oitava vez o recorde mundial da prova com a marca de 1m54s23.

7º passo



Este foi difícil!! O ouro veio por apenas um centésimo de diferença para o nadador sérvio Milorad Cavic. A dificuldade é explicada pela largada ruim de Phelps, que virou os 50m apenas em sétimo. Mas, persistente e aproveitando o seu incrível impulso nas viradas, ele foi recuperando posições até garantir no toque de mão a vitória.

8º passo – Ufa!!

A chave de ouro, ou melhor, a oitava medalha de ouro veio em mais um revezamento, o 4x100m medley. O nadador americano de peito Brandon Hansen passou o bastão para Phelps na terceira colocação. Mas, com sua incrível virada, ele colocou a equipe dos Estados Unidos na liderança e garantiu o primeiro lugar do pódio.

Agora, Michel Phelps volta para casa como o maior fenômeno olímpico de todos os tempos e a gente fica aqui tentando entender como ele chegou nesse ponto. Será apenas talento? Ou ele tem guelras no lugar de pulmões? Rsrs

Dê a sua opinião!

0 comentários: