Por Bruno Félix
A Federação Goiana de Futebol, FGF, anunciou ontem a criação do Comitê Técnico de Arbitragem para o Campeonato Goiano 2009, sob a presidência do ex-árbitro goiano da Fifa, Antônio Pereira da Silva. Foram anunciadas também quatro assessorias: para árbitros, responsabilidade de Vicente de Paula Moraes; outra voltada aos assistentes, Flávio Kanitz é o responsável; além de uma destinada à capacitação física, liderada por Arllys Freire e mais uma para assuntos especiais, comandada por Urias Crescente. O objetivo da nova formação é orientar, avaliar e principalmente contribuir para a renovação do quadro de árbitros goianos.
Segundo o presidente da FGF, André Pitta, o Comitê será responsável por acompanhar todas as ações da arbitragem no Campeonato Goiano por meio das gravações dos jogos. "A ideia é ficar mais próximo dos árbitros e assistentes para evitar erros nas partidas. A proposta é ter uma das melhores competições no quesito arbitragem dos últimos anos", destaca Pitta.
Antônio Pereira da Silva, que faz parte atualmente do programa de assistência de arbitragem da Fifa, disse que é preciso criar uma cultura no futebol goiano para valorizar os profissionais do estado. Segundo ele, é necessária a união das instituições privadas, dos clubes, jogadores e mídia para a realização de um bom trabalho. "Vou colocar toda minha experiência em prol da arbitragem goiana. Não vamos moldar nossos árbitros, cada um tem seu perfil, nosso objetivo é trabalhar forte para evitar erros graves no Campeonato Goiano", analisa Antônio Pereira da Silva, que foi árbitro Fifa de 1994 a 2002.
Avaliação
A FGF realiza hoje e amanhã, no Campus II da Universidade Católica de Goiás, os testes físicos para avaliação das condições dos árbitros e assistentes para atuarem nos campeonatos promovidos pela FGF em 2009. Os testes serão dentro dos padrões estabelecidos pela Fifa e vão apontar os árbitros que estão aptos para serem escalados ou entrarem nos sorteios para os jogos da temporada.
0 comentários:
Postar um comentário