As fotos do É Craque! são todas de divulgação

Goiás pode mudar esquema tático


No Campeonato Brasileiro, o comandante Hélio dos Anjos adotou o esquema tático 3-6-1. Agora, com a chegada dos sete reforços para a temporada 2009, o Goiás pode mudar a forma de jogar no Goianão. Opções não faltam. Na frente, Yarley pode ter a companhia do atacante Felipe, 30, ex-Náutico, que marcou 13 gols com a camisa do Timbu. A outra opção seria a utilização do prata da casa Wendell. Com isso, o esmeraldino passaria a atuar no 3-5-2. 

Por outro lado, com a chegada dos meias Zé Carlos, ex-Botafogo e Rafinha, ex-São Caetano, o técnico Hélio dos Anjos pode manter apenas um atacante. O possível time seria: Harlei, Vitor, Ernando, Henrique, Leandro Euzébio e Júlio César, Ramalho, Amaral, Romerito, Zé Carlos e Iarley. Na chegada ao clube, Zé Carlos disse que se precisar pode atuar em mais uma posição. "Se for preciso, posso atuar como terceiro volante ou ponteiro direito. Sou um jogador moderno", avisa Zé Carlos, revelado no esmeraldino e lançado no profissional pelo técnico Hélio dos Anjos, em 1999. 

Vice-campeão duas vezes seguidas perdendo a final para Atlético (2007) e Itumbiara (2008), o esmeraldino vem se reforçando para quebrar o jejum. Antes de Zé Carlos, o clube contratou os zagueiros Dário Santos, Leandro Euzébio, Gomes e Preto, o meia Rafinha, o volante Everton e o atacante Felipe. "Precisamos entrar para ganhar. Falo isso não em função da fragilidade dos adversários, que não existe, mas porque o Goiás não vence o Goiano há dois anos e sabemos da necessidade de fazer resultados", destaca Hélio dos Anjos, que disse ainda que o planejamento do clube não é para disputar o Goiano, e sim para toda a temporada. 

Reforços
 
A chegada de Zé Carlos não fecha a janela de contratações do Goiás. O clube pode anunciar nos próximos dias o atacante Jonas, que disputou o último Brasileirão pela rebaixada Portuguesa e que já se reapresentou ao Grêmio, que detém seus direitos federativos. Porém, o atacante colombiano Perea se machucou e desfalca o tricolor por 30 dias. Com isso, Jonas entra na disputa por uma das vagas do ataque gaúcho. Outro nome ventilado no Verde é do lateral-esquerdo Welllington Saci, do Corinthians. Mas, segundo o diretor de futebol do Goiás, Marcos Figueiredo, a contratação está difícil.

Se, por um lado, a lista de reforços pode aumentar, por outro, a de desfalques também. O zagueiro João Paulo e o atacante Alex Terra, que tinham renovações de contrato dadas como certas, podem não mais voltar. O Paraná quer compensação financeira, considerada alta pelo Goiás para ceder João Paulo por mais uma temporada. Dificilmente ele fica. Alex Terra não renovou contrato ainda. E ambos não se apresentaram para a pré-temporada.

0 comentários: