As fotos do É Craque! são todas de divulgação

Projeto com a candidatura de Goiânia é formalizado na Fifa


Os representantes do Comitê Executivo Pró-Copa do Mundo (Coexgyn) enviaram à Comissão da Fifa o projeto de Goiânia para receber os jogos do Mundial. Depois de receber o material das 18 cidades, a entidade máxima do futebol dará início a um processo de análise. No dia 30 de janeiro, três representantes da Fifa chegam ao Brasil para observar nas candidatas aspectos como estádios, infraestrutura, aeroportos, rede hoteleira, com garantia de viabilidade técnica e estudo de impacto ambiental. A vistoria deve terminar em sete de fevereiro e o anúncio das sedes está marcado para o dia 31 de março. Os editais devem ser lançados até 31 de julho de 2009 e as obras no Serra Dourado devem começar até 31 de janeiro de 2010. Todos os estádios deverão estar prontos até o dia 31 de dezembro de 2012.
 
O comitê da candidatura de Goiânia foi um dos que deixaram o envio do projeto para o último dia do prazo. São 52 quilos de papéis e documentos, em quatro volumes em inglês e mais quatro em português, cada um com 500 páginas. Também faz parte do pacote da candidatura goiana um caderno de aproximadamente 80 páginas, com o projeto modernização do Estádio Serra Dourada. "Mandamos um conjunto de informações entre as obras estratégicas, criação de três ou quatro viadutos, afinal, investindo o necessário para cumprir todos os requisitos", destaca o Euler Morais.
 
A reforma do Serra Dourada está prevista para começar no próximo ano, independente da escolha de Goiânia como uma das sedes da Copa. As obras foram uma determinação do Governador Alcides Rodrigues para gerar mais conforto aos torcedores. O estádio deve fica pronto até 2012 conforme o projeto, cuja idealização foi do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, dono do projeto atual. "De qualquer forma, já vamos fazer uma grande reforma no Serra Dourada, independentemente da Copa do Mundo. Logicamente que com a Copa as exigências são maiores, mas os estudos já foram feitos", assegura o presidente da Agência Goiana de Esporte e Lazer, Agel, Talles Barreto. 

Além do projeto do novo Serra Dourada, foi enviado um vídeo reafirmando o compromisso do governador Alcides Rodrigues e do prefeito Iris Rezende para cumprir todos os pedidos do caderno de encargos da Fifa, além de outro que mostra as belezas da capital goiana. "Cumprimos à risca tudo o que foi solicitado pela Fifa", garante o secretário municipal de turismo, Euler Morais. Ele conta que na correspondência também foi enviado o termo de "Garantias Complementares", que trata-se de documentos e requerimentos da Fifa, relacionados à Copa do Mundo que dizem respeito, basicamente, a isenção de impostos estaduais e municipais para obras de infraestrutura na cidade, implicando um investimento de R$ 3 bilhões. 

0 comentários: