As fotos do É Craque! são todas de divulgação

"Somos os melhores do mundo "

Bruno Félix

Com apenas dois anos no vôlei de praia, o goiano revelação na modalidade Isac Dias, 25, (Proesporte/Agel) ao lado do parceiro Jefferson Pereira (RJ), 19, campeão nacional sub-21 no ano passado, conquistaram o primeiro pódio na carreira, na disputa da 11ª etapa do Campeonato Estadual Banco do Brasil Vôlei de Praia, em Vitória (ES), no último domingo (17 de maio). O resultado não é nenhuma surpresa. Isac, que mora há um ano em Fortaleza (CE), treina seis horas por dia durante toda a semana. Jefferson segue o mesmo ritmo no Rio de Janeiro. Às vésperas das competições a dupla se reúne e treina.

Com 1,94 metro e 99 quilos, Isac iniciou a carreira nas quadras. Foram nove anos na modalidade. Lá, ele conquistou o vice-campeonato Brasileiro de Seleções Juvenil, no entanto, segundo o goiano, a "pouca" altura o fez sair do vôlei de quadra. Depois disso, o atleta passou três anos se dedicando aos estudos e ao trabalho. Vôlei, apenas por diversão e na televisão. Aos 23 anos, a saudade falou mais alto e ele resolveu voltar a jogar e escolheu se aventurar na praia. "Nas quadras me tornei um baixinho. A areia é mais complexa e exige que o jogador tenha todos os fundamentos mais apurados", avaliou.

Em entrevista exclusiva ao É Craque!, Isac Dias falou sobre a carreira, sonhos e a ansiedade por disputar a 18ª Etapa do Circuito, que será realizada em Goiânia, dos dias 24 a 26 de julho.

É Craque! - O terceiro lugar na última etapa do Circuito é prova que você fez uma boa escolha?

Isac - Claro. Na quadra estava me sentindo um baixinho. Hoje os atletas estão chegando acima dos dois metros e resolvi naquele momento parar. Depois de três anos, conheci o programa Proesporte e tive mais condições de me tornar um atleta.

É Craque! - Quais foram as dificuldades enfrentadas na praia?

Isac - Quando deixei a quadra, saí sabendo de todos os principais fundamentos. Na areia, precisei reaprender novamente porque é um esporte mais complexo, em que você precisa ter mais força, técnica, agilidade, explosão e, principalmente, se sobressair contra os adversários.

É Craque! - Parceria com o Jefferson.

Isac - É um menino de ouro que vai despontar no voleibol brasileiro rapidamente. Infelizmente pecamos um pouco no conjunto do time, pela falta de treinos juntos. Para compensar, ele treina forte no Rio de Janeiro e eu em Fortaleza. Quando se aproxima as competições, nós nos reunimos dois dias antes e realizamos um trabalho mais forte. Somos uma dupla que cresce durante as etapas.

É Craque! - Qual a avaliação dos atletas brasileiros?

Isac - Somos os melhores do mundo e os campeonatos nacionais são os mais complicados. Atletas internacionais bem colocados no ranking encontram muitas dificuldades para se qualificar para as competições no Brasil. Outros nem conseguem. Não é porque os norte-americanos Todd Rogers e Phil Dalhausser foram campeões olímpicos que eles são os melhores. O vôlei de praia é muito democrático.

É Craque! - Exemplos no esporte?

Isac - O norte-americano Karch Kiraly, primeiro e único a conquistar a medalha de ouro na areia (1996) e na quadra (1984 e 1988). Ele é um mito. Também me inspiro no jogo do Emanuel, campeão olímpico em Atenas (2004). São exemplos de carreiras vitoriosas.

É Craque! - O que fazer para se tornar um atleta de alto-nível?

Isac - Primeiro, se dedicar muito e nunca desistir dos sonhos. Depois, é preciso ter uma ótima estrutura e condições apropriadas de treinos. Com isso, depois você decola. Hoje tenho uma boa estrutura e convivo com campeões olímpicos e mundiais e a troca de experiência também é um diferencial para o sucesso.

É Craque! - Sonho?

Isac - Chegar numa Olimpíada e conquistar uma medalha. Depois disso, serei um atleta realizado pessoalmente e profissionalmente.

É Craque! - Saudade de Goiânia?

Isac - Não posso nem pensar em ficar de fora. Estou contando os dias para chegar a 18ª Etapa do Circuito, que será realizada na capital, em Julho. Quero conquistar um belo resultado contando com o apoio da torcida goiana.

Perfil

NOME: ISAC DIAS.
IDADE: 25 ANOS.
ALTURA: 1,94 cm.
CARACTERISTICA: Força física.
TEMPO DE CARREIRA: 2 anos no vôlei de praia.
MELHORES RESULTADOS: 5º lugar etapa chalenge/2007, em Palmas (TO) e 3º lugar etapa estadual sul e sudeste/2009, em Vitória (ES).

0 comentários: