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Roxeou geral



Será que a queda para a segunda divisão foi tão forte que o Corinthians está roxo até hoje?

Brincadeiras a parte, esta é só uma maneira de criticar o marketeiro terceiro uniforme do alvinegro paulista (camisa roxa). Mais marketeira ainda é a justificativa: "de tão fanática, a torcida corintiana é roxa". E muitos torcedores compararam a idéia, literalmente.

Tudo bem que ganhar dinheiro é importante para o clube, mas sua tradição deve ser preservada. Até o muro do Parque São Jorge foi pintado com a nova cor do clube, além dos ônibus. Não é apenas um terceiro uniforme, está virando uma marca. E isso é perigoso!

Alguns corinthianos já protestaram, pichando os muros. Não é a maneira mais correta de demonstrar indignação, mas é pra deixar muita gente indignada mesmo.

E a moda, comum na Europa, parece que vai começar por aqui.

O também alvinegro Santos tem um terceiro uniforme: azul. Cruzeiro e Palmeiras usaram um tom diferente das suas tradicionais cores, azul e verde respectivamente. Que me desculpem os Palmeirenses, mas que aquele verde limão não é nada bonito...

Bonito fez o Flamengo ao lançar um terceiro uniforme, edição retrô (mostramos aqui mesmo no É Craque!). Uma forma mais criativa de vender, já que estão todos ávidos por dinheiro.

E, sem dúvida, o dinheiro é necessário para tornar o time mais competitivo. Mas está na hora dos apaixonados por futebol valorizarem as raízes dos seus clubes do coração.

E isso envolve uma união entre dirigentes, marketeiros e torcida.

Acho que o Corinthians vem se recuperando da queda e mostrando por que é timão. Não precisa de todo esse roxeamento.

Leia também matéria publicada na Gazeta Mercantil sobre o assunto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou a favor da inovação dos clubes em lançarem camisas que fogem ao tradicionalismo. Na Europa, este fato já é corriqueiro nos times do velho continente, como Milan, Barcelona, Chelsea, Juventus e PSV - Clubes especialistas quando se diz respeito a marketing do clube. Estes times, constantemente estão lançando uniformes que fogem a tradição do clube. Motivo? Vendagens. O Corinthians, Palmeiras, Santos e Cruzeiro estão seguindo os mesmos traços vindo da Europa. O conflito aqui é a cultura do clube. Na Europa rapidamente os adeptos aceitam e se apaixonam pela novidade, aqui os torcedores são pregados ao tradicionalismo. Acredito que tudo que está ligado ao mesmo denominador quando se diz respeito ao seu clube do coração é válido. No Brasil a maioria dos times são falidos e precisam gerar receitas, e esta é apenas uma maneira de alavancar dinheiro nos caixas evitando crises. Se for pelo bem do clube eu sou a favor da inovação!

Anônimo disse...

Que gera uma boa receita não há duvidas! Mas é bom conservar as cores tradicionais.
Eu vi fotos da terceira camisa do Flamengo e não gostei. Mas no jogo contra o Madureira no último sábado consegui, pela televisão, percerber que ficou bonita e a primeira impressão logo passou.
O Corínthians vai aproveitar a fase de segunda divisão, que é a hora de pedir apoio ao torcedor e tentar retornar à primeira para lançar produtos inovadores que façam render e tragam algum lucro.
Mas nada melhor do que ver o time que torcemos com as cores tradicionais. Concordo que é necessário inovar, mas também não é preciso fugir tanto do que o torcedor está acostumado.
Acho estranho quando vejo times da Europa com uniformes que não têm identidade do clube. Mas se é moda e a grana caminha junto, não há motivos para negar que isso aconteça no Brasil.
Pela tradição prefiro que não inovem muito. Mas se for para salvar as equipes das dívidas é melhor que novidades apareçam.

Lorena Rodrigues disse...

Sim, novidades são sempre bem vindas. Que tal botar a criatividade para funcionar? Os próprios torcedores podem ajudar nisso, preservando a tradição do clube. E o dinheiro será consequência.