O espanhol Rafael Nadal conquistou o tetracampeonato de Roland Garros, num três a zero com direito a pneu no último set. As parciais foram de 6/1, 6/3 e 6/0, em 1h49. A vitória foi apenas sobre o número 1 do ranking da ATP, o suíço Roger Federer, que não pode fazer para mudar o panorama do jogo. O título em Paris, além de deixar o espanhol 1 milhão de euros mais rico, o igualou ao sueco Bjorn Borg, campeão entre 1978 e 1981. O número 2 do mundo não sabe o que é perder no Grand Slam do saibro e este ano não perdeu set algum.
Com 22 anos, Nadal somou a 11ª vitória sobre Federer em 17 jogos, sendo que nove delas foram no saibro. E a terceira na final de Roland Garros. Nas duas anteriores, o espanhol venceu por 3 a 1. Não foi dessa vez que o suíço iria realizar um feito no tênis: conquistar o career slam - quando um jogador vence os quatro torneios de Grand Slam. Dono de 12 títulos de Grand Slam - cinco em Wimbledon, quatro no US Open e três no Australian Open completam a carreira vitoriosa de Federer.
Após a partida, Nadal comemorou pouco e preferiu elogiar o rival: “essa foi a final mais importante de todas. Federer é uma figura muito importante para o tênis, temos que enaltecê-lo na vitória ou na derrota. Para o suíço, nada melhor de que começar tudo de novo. - Nadal é muito forte, dominou o torneio. Tive uma boa semana, mas agora vamos ver no ano que vem...
O jogo
Logo no primeiro game, o suíço teve seu serviço quebrado. Na seqüência, quase Federer devolveu a quebra. O número 1 do mundo penou no terceiro game, quando salvou um duplo break point, mas finalmente conseguiu o primeiro ponto. No restante do set, um passeio de Nadal. No quinto game, o espanhol chegou ao triplo break point, Federer salvou um, mas não resistiu: 4/1. O suíço subia mal à rede e levava de cobertura. Mais uma quebra de Nadal e set fechado em 6/1.
O segundo set o jogo caminhava para um equilíbrio. Nadal continuou dando trabalho e quebrou o serviço do suíço no segundo game. Tendo que arriscar mais, o número 1 resolveu mudar a tática e partir para um jogo mais próximo da rede. A mudança surtiu efeito, e no terceiro game o Federer devolveu a quebra. Após empatar o set em seu saque, Federer teve nova chance para quebrar o serviço. Mas após uma bola curta de Nadal, Federer jogou na rede e deu o game para Nadal: 4/3.
No oitavo game, o número 1 do mundo salvou três break points de Nadal, mas na subida para a rede, o suíço levou uma passada de bachand na paralela. Com 5/3, Nadal sacou para fechar o set e botou Federer para correr. O suíço errou uma devolução de backhand, o espanhol fez 6/3 e 2 a 0 na partida.
O terceiro set foi apenas para derrubar o suíço. Nadal não tomou conhecimento nos games seguintes e passeou para fechar o título com um pneu: 6/0.
As fotos do É Craque! são todas de divulgação
Nadal é tetracampeão de Roland Garros
Postado por Bruno Félix às 21:04
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário