As fotos do É Craque! são todas de divulgação

Robert Kubica, o protagonista da história


Grande Prêmio do Canadá. 2007. No ano passado, o GP foi marcado pelo acidente assustador com o polonês Robert Kubica. 2008. Kubica foi novamente o protagonista, só que dessa vez num papel bem mais agradável, e que ele nunca tinha representado antes. O papel de campeão.

Numa corrida louca, em que um acidentezinho de trânsito deixou de fora líder e vice-líder do campeonato, o esquecido Kubica cruzou tranquilamente a linha de chegada em primeiro lugar, se tornando o líder, com 42 pontos, 4 a frente de Lewis Hamilton e Felipe Massa, ambos empatados com 38 pontos.

O inglês, que fez o melhor tempo no treino de classificação, dando show, largou na pole e dominava as primeiras voltas da corrida, quando o safety car entrou na pista após Adrian Sutil parar na pista. Os boxes foram abertos e boa parte dos pilotos resolveram antecipar a parada para reabastecimento.

Tudo bem até aí. O asfalto que teve de receber recapeamento ainda não dava problema. Mas ninguém esperava pela barberagem de Lewis Hamilton. O sinal para sair dos boxes estava fechado. Haikkonen e Kubica pararam. Hamilton, não. Ele bateu com gosto na traseira do finlandês. Ambos tiveram que abandonar a corrida.

Péssimo para os dois. Ótimo para o polonês! E melhor ainda para a equipe dele, a BMW Sauber, que fez dobradinha no podium, com o alemão
Nick Heidfeld em segundo lugar. David Couthard, da RBR, completou o trio vencedor.

Após erro da Ferrari, Felipe Massa só consegiu chegar em quinto. Ainda assim, é terceiro lugar na pontuação do campeonato.

Para Hamilton sobrou apenas uma punição.
Ele vai perder dez posições no grid de largada do GP da França, no próximo dia 22.

Kubica pode não ter tanta sorte nas próximas corridas em que os pilotos da Ferrari e McLarem estarão loucos para recuperar os pontos perdidos, mas ele já provou que é um excelente piloto e tem condições de chegar bem nas corridas. Ser o campeão talvez seja meio complicado, porque falta um pouco mais de força da equipe. Mesmo assim, as primeiras posições parecem estar garantidas. E para o ano que vem, boas propostas devem cercar o polonês.

2009. Grande Prêmio do Canadá. O que deve estar reservado para Robert Kubica?

1 comentários:

Anônimo disse...

Quem ganhou a corrida mesmo? Foi o Felipe Massa? Acho que é preciso avisar a Glenda Kozlowski e o Tino Marques no globo Esporte de hoje! Os dois apresentadores chamaram o polonês de azarão pela liderança. Santa paciência, ter que assisitir ao globo esporte e escutar dois jornalistas pagando "pau" para o quinto colocado da corrida. Parabéns Felipe Massa! Ops, Robert Kubica!!!