As fotos do É Craque! são todas de divulgação

Goiânia forte na briga para ser cidade-sede para 2014


O ministro do Esporte, Orlando Silva, disse no início da semana após a vitória da seleção brasileira de futsal por 12 a 1 contra o Japão, na primeira rodada da Copa do Mundo da modalidade, que Brasília será uma das cidades-sede para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Para o governador Alcides Rodrigues (PP), a proximidade com a capital federal é uma vantagem que Goiânia tem em relação aos concorrentes. Ele leva em conta que em outros Mundiais sedes próximas facilitaram o deslocamento para os jogos. "Brasília não será rival de Goiânia na disputa, a proximidade é para nós um efeito potencializador", garante.

O presidente da Goiás Turismo, Barbosa Neto, concorda com a afirmação de Alcides. Segundo ele, Goiânia não está disputando a vaga com Brasília. Para ele, a rival da Capital é Cuiabá. "De maneira alguma o possível anúncio da escolha de Brasília trará conseqüências negativas a candidatura goiana. Ficar próximo da capital federal é uma vantagem que temos em relação aos concorrentes", acredita. E o otimismo também faz parte da opinião do presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta. Segundo ele, Brasília "jamais" tiraria de Goiânia a vaga do Centro-Oeste. "Eles representam a capital federal", reforça.

André Pitta ressalta ainda que para se adequar a exigência imposta pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), o governo precisa cumprir algumas necessidades da Capital. São elas: a finalização das obras do Aeroporto de Goiânia Santa Genoveva, conclusão do Centro de Excelência de Esportes, finalização do Anel Viário de Goiânia, adequação do Estádio Serra Dourada, Melhoria do Sistema de Transporte de Massa com a construção de metrô linha Norte-Sul, novo Parque Agropecuário de Goiânia, melhoria da infra-estrutura energética e de telecomunicações da cidade, melhoria das condições das unidades de saúde de Goiânia, melhoria das vias urbanas e reforma do Autódromo Internacional e criação da Vila Cultural.
 
Enquanto isso, o Comitê Executivo da Copa do Mundo de 2014 (Coexgyn), vem destacando vantagens de Goiânia. O grupo já apresentou os projetos de Goiânia ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, no último dia 19 de setembro e também à Fifa, no último fim de semana, no Rio de Janeiro. Barbosa Neto fez questão de citar que no ranking do futebol brasileiro, Goiás é oitavo e está na frente de todos os concorrentes diretos na briga.

Ele também destaca que a clara união entre o governo do estado, governo municipal, entidades privadas e Federação Goiana de Futebol é um ponto forte, além da excelente campanha que os clubes goianos vem realizando na temporada. "São todos pontos positivos e que vão pesar na decisão final", aposta. 

Há 18 cidades no páreo, que concorrem a uma das 10 ou 12 vagas. Nos bastidores, pela projeção e pela estrutura disponível, já é dada como certa a escolha de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Assim, na prática, restam sete vagas, que serão disputadas por 13 cidades e o anúncio será feito em março de 2009. 

Pontos fortes:

Momento atual dos clubes goianos nas competições nacionais;

Serra Dourada é o sétimo melhor estádio do Brasil e segundo melhor gramado do país;

Oitavo estado no ranking do futebol brasileiro;

União do governo do estado, governo municipal, entidades privadas e federação goiana de futebol;

Goiânia é a melhor capital em qualidade de vida;

Excelente Infra-estrutura.

Calendário:

15 de novembro de 2008: as cidades têm que entregar um termo de compromisso assinado ao Comitê Organizador.

15 de janeiro de 2009: projeto básico de engenharia e arquitetura, indicando os primeiros grupos de investidores.

31 de março de 2009: escolha das 12 cidades-sedes entre as 18 candidatas.

31 de julho de 2009: as 12 cidades escolhidas devem estar em condições de liberar o edital de licitação para os construtores, incluindo as licenças ambientais e do Corpo de Bombeiros.

30 de novembro de 2009: conclusão do processo de licitação.

31 de janeiro de 2010: início da reforma e/ou construção dos estádios.

31 de dezembro de 2012: estádios devem estar prontos para a inspeção.

0 comentários: