Depois do tricampeonato do Prêmio Brasil Olímpico (COB) na modalidade ciclismo de estrada, e do primeiro ano olímpico na carreira, a goiana de coração Clemilda Fernandes, 29, agora sonha com a terceira vitória consecutiva na Copa da República, dia 21 de dezembro, no Parque do Flamengo, Rio de Janeiro. De lá, ela traz boas lembranças. Em 2007, a ciclista conquistou a medalha de bronze na prova contra o relógio, nos Jogos Pan-Americanos. "Foi uma conquista marcante para minha carreira. Aprendi muito e estou mais madura para encarar novos desafios. Por tudo aquilo que passei no ano essa conquista tem um sabor especial na minha carreira", destacou Clemilda.
Depois da prova no Rio de Janeiro, Clemilda continua a maratona de desafios a serem superados. Em janeiro, ela disputa a Copa América. Tantos compromissos e a conquista de resultados marcantes são frutos dos árduos treinamentos da atleta. Por dia, ela pedala de 5 a 6 horas, faz natação e musculação. Total empenho, segundo a goiana, são os fatores que farão a diferença nas competições. "O objetivo é fechar o ano com mais uma conquista, por isso preciso treinar bastante para poder estar em excelentes condições físicas", destaca. Mas hoje ela dará uma parada nos treinos por causa de uma reunião com os membros da Confederação Brasileira de Ciclismo em Brasília. Na pauta, a discussão do planejamento para 2009 e o fortalecimento da modalidade.
Londres 2012
"Quero trazer essa medalha que é o meu sonho". A frase resume bem a meta da goiana nos próximos quatros anos que antecedem aos Jogos Olímpicos de Londres. Segundo a atleta, 2008 foi bastante positivo na carreira pelo aprendizado e por conhecer novos horizontes nas olimpíadas de Pequim. "Lá é um país muito estranho, diferente demais do Brasil. Não consegui me adaptar bem. Já em Londres, conheço a cidade, e tenho boas expectativas de vitória", confia Clemilda.
Mas a participação nos Jogos de Pequim não foi uma frustração na vida da atleta. Durante a prova choveu e ela caiu. Tudo isso atrapalhou o sonho de conquistar uma medalha nos 128 quilômetros de pedaladas. "No esporte, você precisa aprender a vencer e a perder. São dois fatores que fazem parte da vida de qualquer atleta. Só se torna um grande campeão aqueles que já tiveram grandes derrotas", resume Clemilda, que ficou na 51ª posição, na prova de estrada 90km nos Jogos Olímpicos.
Perfil
Clemilda Fernandes
29 anos
Local de Nascimento: São Félix do Araguaia (MT)
Altura: 1,63
Peso: 53
Principais títulos: bicampeã brasileira (2006 e 2008), tricampeã da Copa América (2005, 2006 e 2007), bicampeã da Copa da República (2002 e 2003) e medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio (2007).
Em Pequim: 51ª posição na prova de estrada
0 comentários:
Postar um comentário