Por Bruno Félix
A comissão da Fifa já está no Brasil e ontem, no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, em reunião com presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro do Esporte Orlando Silva, confirmou o número de 12 subsedes e que duas cidades brigarão para receber a competição na Amazônia e outras duas estarão na disputa na região do Pantanal. Com isso, Cuiabá ou Campo Grande brigam para ser a sede pantaneira e na região amazônica, Belém ou Manaus são adversárias. Com a possível escolha de Goiânia, a região centro-oeste teria três representantes no Mundial de 2014. A vistoria vai terminar no dia 7 de fevereiro e o anúncio das sedes está marcado para os dias 19 e 20 de março. Serão observados aspectos como estádios, infraestrutura, aeroportos, rede hoteleira, entre outros.
"São destinos turísticos fundamentais do país que merecem ser promovidos", disse o ministro, que confirmou o número de 17 candidatas para 12 vagas. No entanto, oito cidades já são cartas marcadas: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Recife. Restariam apenas duas vagas, disputadas por cinco cidades: Goiânia, Florianópolis, Curitiba, Natal e Rio Branco.
O anúncio de uma cidade na Amazônia e outra no Pantanal não preocupa a candidatura de Goiânia. "Foi muito positivo a notícia antecipando que duas regiões já foram definidas. Assim, duas estão eliminadas e já conhecemos nossa rival ao posto", enfatiza o presidente da Goiás Turismo e do Coexgyn, Barbosa Neto. Para ele, Florianópolis é a principal rival de Goiânia e reforça que a capital federal não entra na disputa como representante de uma região, e sim do país e, por isso, é uma sede definida.
Ensaio
Ontem o Coexgyn realizou um ensaio cronometrado para a recepção dos agentes da Fifa e o presidente da CBF Ricardo Teixeira. Eles devem chegar logo pela manhã e serão recebidos por duas comitivas, uma terrestre voltada para Ricardo Teixeira e os membros da CBF, e outra aérea para os agentes da Fifa e o consultor de Estádios. No próprio aeroporto será apresentado o projeto do novo terminal aeroviário da capital. De lá, eles vão para o Paço Municipal, onde discutem outros projetos. Depois, a comissão deve sobrevoar o Serra Dourada e às 13h30 os agentes seguem rumo a Campo Grande.
0 comentários:
Postar um comentário