As fotos do É Craque! são todas de divulgação

Janildes disputará Torneio de Verão após nove anos de ausência

Por Bruno Félix


A ciclista goiana Janildes Fernandes, da equipe São José dos Campos/Scott/Marcondes César, já treina há quatro dias em Santos, em São Paulo, para a disputa da 23ª edição do Torneio de Verão, que será realizado de amanhã até o dia 15. Todo preparo é porque a ciclista volta ao torneio após nove anos, quando ganhou todas as etapas disputadas, cravando um recorde na categoria estrada. A competição será dividida em cinco etapas, com início às 7h30, realizadas em quatro cidades: Praia Grande (que recebe duas etapas), Guarujá, Cubatão e Santos, palco da grande final. No total são esperados mais de 300 atletas, inclusive do Nordeste, sendo cerca de 120 na elite masculina.

Mas, antes, Janildes disputou, no último domingo, a 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Resistência e ficou na quinta posição. O resultado não foi animador, porém a ciclista encarou a prova como um treino de luxo para o Torneio de Verão. "Estou em fase de preparação para o desafio pesado de cinco etapas", declara. A vitória do paulista ficou com a gaúcha Débora Gerhard, que hoje defende a equipe São José dos Campos/Scott/Marcondes César. Completaram o pódio, Luciene da Silva, Sumaia Ribeiro e Camila Ferreira, respectivamente.

A gaúcha Débora, a vitoriosa do paulista, é a principal rival de Janildes no Torneio de Verão. Ela é a atual bicampeã da competição e uma forte candidata ao título. "A Débora é minha adversária direta. Vou tentar impor meu ritmo. Espero que no final das cinco etapas eu possa somar mais pontos do que ela e sair com o título", confia Janildes, que no confronto com a adversária na Copa América, levou a melhor. A goiana ficou com a primeira posição, enquanto Débora chegou em quarto. Além do título da América, Janildes foi bicampeã da Copa da República (quando?).

A competição distribuirá R$ 10 mil em premiação e 290 pontos no ranking brasileiro - no caso de vitórias em todas as etapas - ao campeão nas categorias elite masculino e feminina (n entendi esse esquema de pontos). Apesar de estar nove anos fora da prova, Janildes aproveitou para chegar mais cedo em Santos para treinar e tentar ficar em condição de igualdade com qualquer adversária. "Conheço bem o traçado e não creio que me trará problemas. A tática para vencer é pontuar bem nas primeiras etapas e depois administrar para não ter que correr atrás do prejuízo no final", aposta.

Preparação

Antes de embarcar para Santos, na última quinta-feira (5), Janildes treinou um mês de olho no Torneio de Verão. Por dia, ela pedalou de 5 a 6 horas ao lado da irmã Clemilda Fernandes, que não participará do torneio para se poupar visando às competições internacionais pela sua equipe italiana Chirio Forno D'Assolo. Por outro lado, Janildes decidiu competir toda a temporada (de 2009) no Brasil. No próximo ano, a goiana retoma a carreira Internacional na mesma equipe de Clemilda visando a preparação rumo as Olímpiadas de Londres, em 2012. "Este ano resolvi me dedicar às competições no Brasil. Quero voltar a vencer algumas competições aqui. Já em 2010, vou iniciar a preparação em busca da classificação para os Jogos", declara.

0 comentários: