Por Bruno Félix
Sob forte chuva durante toda a prova, a ciclista goiana Janildes Fernandes, líder do ranking brasileiro, da equipe de São José dos Campos/Scott/Marcondes César, ficou em segundo lugar ontem e repetiu o desempenho do primeiro dia de provas na disputa da 23ª edição do Torneio de Verão de Ciclismo, categoria estrada, ontem na cidade de Praia Grande, em São Paulo. Na liderança, Luciene Ferreira da Silva, venceu a segunda etapa e lidera a competição com 24 pontos. Janildes é a vice-líder com 20 e Valquíria Pardial aparece em terceiro, com 15 pontos. Completaram o pódio da prova, Maria Hendi Barbosa, Valquíria Pardial e Sumaia Ribeiro, respectivamente. A competição segue hoje, a partir das 7h30, em Guarujá, e amanhã, no Centro de Cubatão. A grande final será no domingo, na Av. Portuária, em Santos.
Depois de várias tentativas de fuga durante os 60 minutos de prova, a corrida veio para a última volta com todas as ciclistas em condições de vencer a prova. No sprint final, a tricampeã da prova Luciene Ferreira conseguiu abrir boa vantagem e completou em primeiro. Janildes, que tentou acompanhar, quase caiu nos metros final da prova, porém, mesmo assim, conseguiu completar na segunda posição. "Agora preciso pedalar forte atrás do prejuízo e vencer as próximas etapas para sair com o título. Mas mesmo que não consiga ser campeã, estou bastante feliz pelo meu desempenho aqui. Não estou fisicamente 100% e ter ficado entre as primeiras já é uma vitória. Estou encarando o Torneio como uma preparação para o ano inteiro", garante Janildes, que venceu a competição, em 2000, ganhando todas as etapas, cravando um recorde na competição.
Após oito anos de Europa, Janildes Fernandes decidiu competir toda a temporada de 2009 no Brasil. A escolha, segundo ela, é para aproveitar o bom momento do ciclismo brasileiro e ao mesmo tempo ficar mais próxima da família e dos amigos. Janildes confessa que precisava recarregar as baterias para depois voltar a competir na Itália. "Estava no vermelho. Com muitas saudades de casa. A pausa me trará o gás necessário para me classificar para os Jogos Olímpicos de Londres-2012", conta. No próximo ano, a goiana retoma a carreira Internacional pela sua equipe italiana Chirio Forno D'Assolo dando início ao ciclo olímpico.
Masculino
Na elite masculina, Fórmula 1 do ciclismo, a chuva não deu trégua e o ciclista paulista Bruno Tabanez, da UAC/São Lucas Americana, venceu a prova e somou 12 pontos. O paranaense Nilceu Aparecido Santos, o "The Flash", da equipe de São José dos Campos/Scott/Marcondes César, campeão em 2007 do Torneio de Verão, ficou com a segunda posição. Completaram o pódio, Fabiele dos Santos Mota, Ricardo Andrey e Roberto Pinheiro, respectivamente. Com o resultado, Nilceu continua na ponta da competição com 22 pontos. Em segundo lugar, Tabanez com 19 e Andrey com 15. A competição distribuirá R$ 10 mil em premiação e 290 pontos no ranking brasileiro - no caso de vitórias em todas as etapas - ao campeão nas categorias elite masculina e feminina.
0 comentários:
Postar um comentário