As fotos do É Craque! são todas de divulgação

Os artilheiros do Goianão

Por Bruno Félix

A quinta rodada do Goianão foi dos artilheiros. Eles fizeram parte dos 25 gols marcados, cravando a boa média de 4,1 por partida. Só Bruno Flores, atacante do Mineiros, marcou três na vitória do Mineiros por 4 a 2 contra a Jataiense, no Estádio Odilon Flores. Ele, que tinha marcado apenas um gol na competição, agora tem quatro e figura na primeira posição pela disputa da artilharia do Goianão 2009 ao lado do atacante Dinei, do Santa Helena, que deixou mais um gol anotado no último domingo e também chegou aos quatro na competição, acompanhado do atacante Felipe do Goiás, que não passou em branco na rodada e marcou na vitória contra o Vila. Com três gols, na segunda posição, estão os atacantes Washington, da Anapolina, Túlio Maravilha, do Gigante da Fronteira, o zagueiro do Vila, Thiago Carvalho e o lateral-direito Vitor, do Goiás.

Na artilharia, Túlio é sempre uma ameaça aos concorrentes. No ano passado, ele marcou 14 vezes pelo Vila e superou os atacantes Dinei, ex-Anápolis e Fábio Oliveira, ex-Itumbiara. Com 867 gols na carreira, de acordo com sua contagem, o folclórico atacante/vereador já foi três vezes artilheiro da competição (1991, 2001 e 2008). Ele é recordista na premiação ao lado dos ex-jogadores Tarzan, ex-Vila, Foca, ex-Goiânia e Lincoln, ex-Goiás. "Vou buscar novamente a artilharia da competição e chegar ao gol de 900", confia o artilheiro.

Com o bom desempenho de Felipe nas primeiras rodadas ele pode quebrar a marca e voltar a colocar um esmeraldino no topo dos artilheiros no Goianão. A última vez que um jogador do Verdão foi artilheiro foi em 2005 com os 12 gols do meia Paulo Baier, atualmente jogador do Sport. Naquele ano, o Vila se consagrou campeão pela 15ª e superou o Goiânia em números de estaduais. "Primeiramente o objetivo é ser campeão, artilharia é consequência", desconversa Felipe. Em 2006, o esmeraldino ficou com o título da competição, porém o artilheiro foi o atacante Fábio Luiz com 17 gols, vestindo a camisa da Aparecidense. No ano seguinte, o Atlético conseguiu levantar o caneco depois de 19 anos e fez o goleador do Goianão, o atacante Fábio Oliveira, que marcou 18 gols e superou Túlio Maravilha com 16.

Rodada recordista

A quinta rodada do Goianão 2009 é recordista no número de gols até agora. Os 25 gols são resultado de várias goleadas. No maior clássico do estado, o Goiás fez história e aplicou 6 a 1 sobre o Vila Nova, no Serra Dourada, a maior goleada nos confrontos. O jogo com o menor número de gols foi o triunfo do Santa Helena por 2 a 0 contra o atual campeão goiano, o Itumbiara, no Pedro Romualdo Cabral. Os 25 gols anotados no último domingo só são superados pela sexta rodada do Goiano 2008, quando foram marcados 26 gols, ocasião em que o Goiás aplicou a maior goleada novamente. Jogando fora de casa, o esmeraldinho venceu a Canedense por 6 a 2. O placar menos elástico foi também em um jogo do Itumbiara, dessa vez uma vitória. O tricolor da fronteira visitou o Anápolis e venceu por 2 a 0.

Mesmo com esse número, no Goianão 2009 o que não faltam são gols. Nas primeiras cinco rodadas do Goianão foram marcados 88, média de três por partida. São 18 a mais do que no mesmo período do campeonato do ano passado. Desse jeito, o torcedor só precisa esperar as próximas rodadas, com a certeza de que a rede deve balançar várias vezes e, assim fica mais fácil fazer as apostas sobre os nomes na artilharia.

0 comentários: