Por Bruno Félix
Fotos: Fernando Leite


Os mais de 40 mil apaixonados por velocidade que foram ao Autódromo Internacional de Goiânia hoje (14 de junho) acompanhar a 4ª etapa da Fórmula Truck não se arrependeram. Na pista, o piloto goiano Leandro Reis, o "baratinha", da equipe Original Peças Competições, que não tinha feito nenhum ponto no campeonato, marcou logo 14, chegando na quarta posição. Ele fez história. Com essa colocação, foi a primeira vez que um goiano subiu ao pódio na Truck. "Estou bastante feliz. Estava há dois anos procurando isso. Eu queria muito o pódio. Agora tiramos um peso muito grande das costas e daqui para frente é procurar a primeira vitória", comemorou Leandro. O outro goiano da Truck Zé Maria Reis, companheiro de equipe de Leandro, terminou na 11ª posição e continua sem pontuar na Truck.
A vitória ficou com o piloto paulista Valmir Benavides, da equipe RM Competições Volkswagen, que largou em segundo. Com o triunfo, ele assumiu a liderança da competição com 89 pontos. Foi a segunda vitória de Benavides em Goiânia. Ele ganhou em 2007. "Deu tudo certo para mim durante todo o fim de semana. O caminhão estava muito bom e dentro da pista conseguiu superar os rivais e vencer", vibrou Benavides. Completaram os paulistas Danilo Dirani, da equipe ABF Volvo, a 5s329 do líder, e em, terceiro, Djalma Fogaça (DF Motorsport), a 7s224, que em Goiânia comemorou a disputa da 100ª corrida na categoria.
Na pole position, o paulista Roberval Andrade (RVR Motorsport) largou bem e se manteve na primeira posição. Já Benavides, terceiro no grid, ganhou a posição de Fogaça. Leandro Reais também se deu bem na largada e subiu para 6º. Zé Maria Reis, que ocupava a 21º posição caiu para último. No final da reta que trouxe para a 2ª volta, Fogaça recuperou a posição de Benavides. Enquanto isso, Andrade abria na frente e completou as primeiras 11 voltas de prova (20 minutos) em primeiro e garantiu cinco pontos no campeonato. Atrás, Benavides e Fogaça, respectivamente.
Na nova relargada, Benavides ultrapassou Andrade na volta inicial. Leandro Reis aparecia em sétimo. Na volta seguinte, com problemas mecânicos, Andrade foi perdendo várias posições. O paranaense Wellington Cirino, tetracampeão da categoria, já ocupava a vice-liderança da prova. Porém, com problemas, Cirino foi para os boxes e abandonou. Dirani, estreante na competição, assumiu a 2ª posição.
Na frente, Benavides abriu vantagem de cinco segundos e apenas administrou o restante da corrida e cruzou a linha de chegada em primeiro. Dirani, que entrou mais novo na Truck foi o mais rápido a marcar pontos e cruzou em segundo. "Ainda estou aprendendo ao máximo. O resultado traz ânimo para o futuro. Aos pouquinhos vou colocando meu nome na história da categoria ao lado dos consagrados dinossauros", brincou Dirani.
Em terceiro, Fogaça. A quarta posição ficou com Leandro Reis e, em quinto, o paulista Renato Martins (Volkswagen), a 27s389 do líder. "Num momento da prova tinha a possibilidade de ultrapassar Leandro, mas ele estava correndo muito bem em casa e não queria dividir uma curva com ele e bater. Isso não é legal. Ele e o Dirani são duas promessas para o futuro da Truck", destacou Martins. "Foi muito gostoso. Na sexta-feira decidimos trocar o motor. No dia seguinte, o motor quebrou. Consegui classificar entre os oito primeiros e chegar ao pódio é uma sensação indescritível", definiu Leandro, que estreou na categoria em 2007. "Estou buscando meu espaço", concluiu. A próxima etapa da Truck será no dia 19 de julho em Interlagos, São Paulo.
0 comentários:
Postar um comentário