As fotos do É Craque! são todas de divulgação

Com Arturzinho, Vila Nova busca espacar da crise

Por Bruno Félix



De técnico novo e sem vencer há três rodadas, o Vila Nova enfrenta a Portuguesa, hoje às 20h30, no Estádio do Canindé, em São Paulo, pela 20ª rodada da Série B. Arturzinho, que realizou ontem o primeiro treino técnico, assume o time pela segunda vez com a difícil tarefa de reaglutinar os jogadores e tirar o colorado da sombra real do rebaixamento. No confronto contra a Lusa, Arturzinho ficará nas tribunas e José Roberto, técnico do Sub-20, comanda o Vila. Já a Portuguesa, que ocupa a 9ª colocação, com 28 pontos, e que não vence há cinco rodadas, o comandante René Simões terá a volta de 10 jogadores em relação ao último jogo.

A principal novidade vilanovense é a mudança do esquema tático. O Tigre deixa de utilizar o 4-4-2 e passa a jogar no 3-5-2. "Esse novo posicionamento melhora a minha forma de jogar, do Willian e dá mais liberdade para o Ricardinho", disse Gil. O zagueiro Édson Borges também aprovou a mudança na formação da equipe. Segundo ele, com três zagueiros e dois volantes de marcação, a equipe terá mais segurança, dando mais liberdade para que os alas Osmar e Dida possam ajudar no ataque. "O esquema é ideal para jogar fora de casa. Nosso objetivo inicial no duelo é não tomar gols, para que depois possamos marcar e sair com os três pontos", confia Borges.

Arturzinho não poderá contar com o lateral-esquerdo Carlão, lesionado, e com o zagueiro Leonardo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Vítor, que não joga há quatro meses, ganha a primeira oportunidade na competição e formará o trio de zagueiros com Édson Borges e Walter. "Espero não sair mais da equipe titular. Tenho consciência que irei sentir a falta de ritmo de jogo, mas com vontade e raça vou superar isso", ressaltou Vítor. Na esquerda, Osmar novamente será improvisado na posição e Dida, que volta de suspensão, atua pela direita. No ataque, Willian ganha a vaga de Ray.

Arturzinho

"Não cheguei para ser o salvador, e sim para brigar na parte de cima da tabela". Essas foram as primeiras palavras do "velho novo" técnico vilanovense Arturzinho, 53 anos, apresentado ontem, no Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA). Esta será a segunda passagem do treinador pelo colorado. A primeira foi em 2001, quando conquistou o título goiano. Ex-jogador de Corinthians, Vasco e Fluminense, ele chega ao Vila Nova com a missão de melhorar os números na Série B e já comandou o primeiro treino técnico no Vila.

É Craque!: Saída do Benazzi

Arturzinho: Infelizmente é assim. Se eu também não conseguir resultado, independentemente da competência, vou ter que sair. O Benazzi tem ótimos trabalhos, o acompanho há muito tempo e ele é um dos melhores treinadores que desse país. Encaro a demissão dele como natural, até porque não pode mandar trinta embora. É mais fácil mandar um. É a cultura do futebol brasileiro. A gente espera que um dia isso mude, até para que haja justiça. Nem sempre o treinador é culpado por resultados negativos.

É Craque!: Mudanças na equipe

Arturzinho: Não faço mudanças. Treinei a equipe que o Zé Roberto vai colocar amanhã (hoje) e fui tentar ajustar alguns detalhes que acredito ser preponderante para que o Vila atue num nível satisfatório. Até porque não conheço o elenco, não vou ficar colocando todas as minhas ideias rapidamente. Expliquei mais ou menos o que eu gostaria. Quem vai para o campo é o Zé Roberto e espero que pelo menos a motivação do atleta seja diferente, já que não dá para fazer nada, num curto espaço de tempo e que a gente tenha um time no mínimo competitivo e jogue um futebol que tenha possibilidade de trazer pontos.

É Craque!: Elenco atual

Artuzinho: Ainda não dá pra fazer uma análise detalhada das coisas. Se você der uma opinião agora pode ser precipitada e vai acabar se arrependendo futuramente. Esperamos maiores contatos para analisarmos caso a caso e determinar qual o melhor caminho a ser traçado daqui em diante.

É Craque!: Trabalho técnico

Arturzinho: Só tentei alertar sobre as bolas paradas e o posicionamento que nós devemos adotar diante da Portuguesa. Uma estratégia de jogo que possa teoricamente fazer com que a gente venha a surpreender. Mas vamos dar toda a liberdade possível para o Zé Roberto colocar a equipe, até porque foi ele quem escolheu os 11 que vão iniciar e espero que o Zé Roberto faça da partida um jogo satisfatório.

0 comentários: